O CAMPO TÉRMICO EM SITUAÇÃO EPISÓDICA DE PRIMAVERA EM UMA CIDADE DE PEQUENO PORTE, NA ZONA DA MATA MINEIRA: UM ESTUDO DE CASO EM CAJURI-MG
Abstract
Na climatologia, a vertente que estuda o clima urbano, vem conquistando importância diante das grandes modificações que tal espaço vem sofrendo ao longo do tempo, tais como, a subtração da vegetação, impermeabilização das superfícies, construções civis, canalização de rios, dentre outros. Nesse contexto, vários são os fatores que alteram as características térmicas em um determinado local, sendo esses de caráter natural e/ou antrópico. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento térmico episódico de primavera, na cidade de Cajuri-MG, cidade de pequeno porte, situada no centro da região da Zona da Mata Mineira. Buscando assim compreender a variação da temperatura do ar entre o rural e urbano. Para isso, utilizou-se da técnica do transecto móvel para a coleta dos dados, ao longo de três horários: 9h00min; 15h00min e 21h00min. Os resultados apontaram que existe uma diferença térmica quando se compara seu centro urbanizado com áreas ao seu entorno, da cidade em análise, com as maiores diferenças sendo encontradas durante o período diurno em função do sítio de planalto dissecado convergente, que produz sombra sobre parte da cidade.Na climatologia, a vertente que estuda o clima urbano, vem conquistando importância diante das grandes modificações que tal espaço vem sofrendo ao longo do tempo, tais como, a subtração da vegetação, impermeabilização das superfícies, construções civis, canalização de rios, dentre outros. Nesse contexto, vários são os fatores que alteram as características térmicas em um determinado local, sendo esses de caráter natural e/ou antrópico. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento térmico episódico de primavera, na cidade de Cajuri-MG, cidade de pequeno porte, situada no centro da região da Zona da Mata Mineira. Buscando assim compreender a variação da temperatura do ar entre o rural e urbano. Para isso, utilizou-se da técnica do transecto móvel para a coleta dos dados, ao longo de três horários: 9h00min; 15h00min e 21h00min. Os resultados apontaram que existe uma diferença térmica quando se compara seu centro urbanizado com áreas ao seu entorno, da cidade em análise, com as maiores diferenças sendo encontradas durante o período diurno em função do sítio de planalto dissecado convergente, que produz sombra sobre parte da cidade.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.