Compartimentação Geomorfológica da Planície do Recife, Pernambuco, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229326Abstract
O estudo que se segue propõe uma compartimentação geomorfológica da planície do Recife, estado de Pernambuco, a partir da criação de uma tipologia de unidades de relevo com o objetivo de estabelecer recortes espaciais capazes de serem utilizados para subsidiar o planejamento do uso da terra da área de estudo. Esse sistema classificação baseia-se na identificação dos depósitos quaternários; análise da gênese e evolução das formas de relevo; verificação da atuação de processos de superfície e alterações promovidas pela ação antrópica nos diferentes setores da planície; criação de uma tipologia de unidades de relevo com duas ordens de grandeza distintas e a confecção de mapas temáticos em escala de 1:100.000 com o uso Software ArcGis 9.3 com o intuito de representar espacialmente duas escalas hierárquicas distintas. A primeira, as Unidades Geoambientais composta pelos: I- Corpos hídricos e canais fluviais, II- Planície fluvial, III- Planície flúvio-marinha, IVPlanície indiferenciada e V- Planície marinha; e a segunda, se refere as Unidades de Relevo, a saber: 1- Terraço marinho holocênico, 2- Terraço marinho pleistocênico, 3- Terraço flúvio-marinho holocênico, 4- Terraço indiferenciado, 5- Planície de maré, 6- Planície flúvio-lagunar, 7- Planície de Restinga, 8- Planície Colúvioaluvial Indiferenciada e 9- Corpos hídricos e canais fluviais.
Palavras-chave: compartimentação; tipologia; unidades de relevo; planície do Recife; uso da terra.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.