DIAGNÓSTICO DE VOÇOROCAS NA ZONA PERIURBANA DE GARANHUNS, AGRESTE MERIDIONAL PERNAMBUCANO
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.234969Abstract
No município de Garanhuns, localizado no Agreste Meridional Pernambucano, destacam-se processos morfodinâmicos na paisagem com alta degradação por erosão, com muitas incidências de voçorocamentos incorrendo em prejuízos socioambientais. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo elaborar o diagnóstico geoambiental de uma voçoroca na zona periurbana do município de Garanhuns, no Estado de Pernambuco. Como marcos metodológicos realizaram-se atividades de campo para observações e preenchimento de ficha cadastral de voçorocas, atividades em gabinete para confecção de mapeamentos, sistematização e discussão dos dados. Nos resultados, em consonância com os dados coletados em campo e em gabinete, destaca-se que o processo de expansão urbana espontânea vem acelerando a evolução da voçoroca em estudo, provocando riscos expressivos às estruturas próximas à sua borda, incluindo a rodovia BR-423. Desta forma, a partir da análise geoambiental foi possível definir que apesar das causas naturais em função dos solos e do clima local, ações como a disposição de resíduos sólidos, execução de aterros descompactados e esgotos a céu aberto têm servido como gatilhos para o agravamento dos processos erosivos e consequente gênese e evolução da feição erosiva em questão.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.