PERCEPÇÃO DAS COMUNIDADES LOCAIS EM RELAÇÃO AOS IMPACTOS NA SAÚDE E AMBIENTE DECORRENTES DA AMPLIAÇÃO DE UM COMPLEXO INDUSTRIAL PORTUÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.236279Abstract
O Complexo Industrial Portuário de Suape (CIPS) em Pernambuco tem recebido grandes investimentos, tendo como finalidade a ampliação do modelo de desenvolvimento adotado pelo Estado. Com o objetivo de analisar os impactos causados pelas atividades industriais no ambiente das comunidades locais, foram realizadas: pesquisa bibliográfica e visita de campo, onde foram feitas observações e entrevistas com a população. A análise dos resultados revelou que o CIPS tem aspirado apenas o crescimento econômico e tem causado sérios danos - no ambiente e vida da população moradora do entorno. A mudança do atual modelo de desenvolvimento é fundamental. Essa transformação requer do Estado, das corporações empresariais e da sociedade civil a retomada dos direitos humanos fundamentais e a adoção de medidas de proteção ambiental, possuindo como finalidade a promoção da justiça social.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.