PREVISÃO DE ESCORREGAMENTOS RASOS A PARTIR DO MODELO SHALSTAB NA BORDA ORIENTAL DA CHAPADA DO ARARIPE

Authors

  • Carlos de Oliveira Bispo
  • Fabrizio de Luiz Rosito Listo Universidade Federal de Pernambuco
  • Danielle Gomes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.238220

Abstract

O uso de modelos matemáticos na geomorfologia auxilia na previsão de processos de dinâmica superficial e na tomada de decisões. Um dos métodos utilizados para a previsão de escorregamentos translacionais são os modelos matemáticos em bases físicas, que descrevem fisicamente os processos por meio de equações matemáticas. Dessa forma, o objetivo deste artigo foi avaliar a suscetibilidade a escorregamentos translacionais na borda oriental da Chapada do Araripe, por meio do modelo matemático SHALSTAB (Shallow Landslide Stability). Foi gerado um cenário utilizando parâmetros topográficos e geotécnicos obtidos na literatura. Os resultados demonstraram que houve uma concordância com as áreas mais suscetíveis, apontadas pelo modelo, e as áreas mais declivosas da Chapada, onde em campo também foram verificadas cicatrizes atuais e pretéritas. A metodologia utilizada se mostrou eficaz na identificação dos padrões dos escorregamentos na área selecionada.

Author Biography

Fabrizio de Luiz Rosito Listo, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre e Doutor em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel e Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor Adjunto do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É responsável pelas disciplinas da área de Geotecnologias na Graduação. É Líder do Grupo de Pesquisa ENPLAGEO (Grupo de Pesquisa em Geotecnologias Aplicadas a Geomorfologia de Encostas e Planícies) junto ao Departamento de Ciências Geográficas da UFPE. Atua como Pesquisador Colaborador no Grupo de Estudos do Quaternário do Nordeste Brasileiro (GEQUA) junto ao Laboratório de Geomorfologia do Quaternário da UFPE e do Grupo Processos Morfodinâmicos em Ambiente Tropical Úmido: Avaliação, Modelagem e Previsão no Departamento de Geografia da USP. É membro do Conselho da União da Geomorfologia Brasileira (Gestão 2017-2020). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia e Geotecnologias aplicadas à Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: processos morfodinâmicos (movimentos de massa, processos erosivos, enchentes e inundações); cartografia de risco; geoprocessamento e modelos matemáticos de previsão. Recebeu em 2013 o prêmio Young Geomorphologists durante a 8th International Conference on Geomorphology realizada em Paris pela International Association of Geomorphologists (IAG).

Published

2018-09-18

How to Cite

de Oliveira Bispo, C., Listo, F. de L. R., & Gomes da Silva, D. (2018). PREVISÃO DE ESCORREGAMENTOS RASOS A PARTIR DO MODELO SHALSTAB NA BORDA ORIENTAL DA CHAPADA DO ARARIPE. Revista De Geografia, 35(4), 219–230. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.238220