APLICAÇÃO DA ANÁLISE FATORIAL EM COMPONENTES PRINCIPAIS A DADOS DE PRECIPITAÇÃO NO ESTADO DO AMAPÁ
Resumen
Usando o método de Análise Fatorial (AF) em Componentes Principais (CPs), algumas características do padrão de precipitação pluvial (mm) são estabelecidas para o Estado do Amapá (Amazônia Oriental). Foram usados dados de precipitação pluvial mensal de 27 estações meteorológicas. As duas primeiras Componentes Principais (CPs), que descrevem 85,74% da variância total da precipitação observada, foram consideradas. Mostrou-se, graficamente e numericamente, que a primeira CP está relacionada com a atuação da Zona de Convergência Intertropical e a segunda está relacionada a tipos de tempo não-gradiente (não tem padrão bem definido ou associado a nenhum sistema de escala sinótica). Usando as cargas (escores) das CPs, três setores de precipitação homogênea foram determinados e comparados com a climatologia local. Finalmente, alguns detalhes do padrão de precipitação anual para estes setores são discutidos.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.