SISTEMAS QUE FAVORECEM OCORRÊNCIA DE CHUVA EM REGIÃO SEMIARIDA DO NORDESTE DO BRASIL: ESTUDO DE CASO EM SÃO JOSÉ DO SABUGÍ-PB
Resumo
A ocorrência de precipitação acima da média histórica no ano de 2009, na região do Vale do Sabugí no Estado da Paraíba, nos fez inferir a seguinte proposta de estudo, que tem como principal objetivo a análise dos sistemas que proporcionaram precipitação acima da média histórica no período de janeiro a abril de 2009. Esse estudo teve como alicerce a base de dados da Estação Meteorologia Automática instalada na zona rural no sitio Boa Felicidade no município de São José do Sabugí, semiárido da Paraíba e Nordeste do Brasil. Foram utilizados dados da estação meteorológica, cartas sinóticas de alto nível, de médio e de superfície e imagens de satélite no canal do infravermelho fornecidas pela Dundee Satellite Receiving Station, de todos os dias em que ocorreu precipitação. Obteve-se uma visão sobre os sistemas meteorológicos que atuaram direto ou indiretamente nas precipitação da área em estudo. Foram verificadas associações da interação dos principais sistemas meteorológicos do verão, como a atuação de Vórtices Ciclones de Alto Níveis, cavados, oscilações e a participação especial da Zona de Convergência Intertropical. Esses fenômenos independentes ou associados proporcionaram chuvas convectivas, acarretando precipitação de grande intensidade na região Nordeste e, em especial no Sítio Boa Felicidade, município de São José do Sabugí-PB.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.