O PROCESSO DE OCUPAÇÃO E URBANIZAÇÃO DE RONDÔNIA: UMA ANÁLISE DAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS E ESPACIAIS
Resumen
A região amazônica se apresenta ao longo de sua história de formação territorial e humana, sempre atrelada a interesses externos a população que a compõe, fator associado a sua diversidade natural sempre muito requisitada. Sendo assim a análise do processo de urbanização da Amazônia precisa estar associado às políticas que viabilizaram a ocupação nessa região, políticas estas envolvidas por uma ideologia que facilitou o processo. A formação espacial de Rondônia está incluída dentro do pacote de metas e políticas governamentais que visavam à exploração e o desenvolvimento da Amazônia como um todo, porém, o processo de colonização de Rondônia se constituiu como uma particularidade, pois se caracterizou por ser de natureza totalmente oficial. Dentro desse contexto este artigo visa analisar as políticas responsáveis pelo ordenamento territorial de Rondônia e suas espacialidades construídas, que trouxeram a região problemas ainda muito presentes, e que continuam a se repetir. Palavras Chaves: Amazônia, Rondônia, Urbanização, Transformações Sociais e Espaciais.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.