POLÍTICAS DE TURISMO EM ÁREAS PROTEGIDAS: O CASO DO PARQUE ESTADUAL DA PEDRA DA BOCA (ARARUNA/PB)

Autores

  • Márcio Balbino Cavalcante Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Resumo

As Unidades de Conservação, principalmente os parques nacionais e estaduais, estão entre as principais destinações do turismo de aventura e do ecoturismo. Tanto é que o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC (Lei nº 9.985/2000) contempla a prática de atividades turísticas, no caso, o ecoturismo nessas unidades territoriais. Apesar de essas áreas serem locais destinados à conservação ambiental, exercício da educação ambiental, pesquisa científica e contemplação da natureza em seu estado original ou mais próximo deste, a prática da atividade turística muitas vezes não atende a essas finalidades. Diante do exposto, a presente pesquisa tem como objetivo principal realizar uma avaliação das atividades turísticas e as ações de gestão territorial no Parque Estadual da Pedra da Boca (PEPB), localizado no município de Araruna/PB. Para a concretização deste trabalho foram desenvolvidas as seguintes etapas metodológicas: pesquisa bibliográfica e documental; elaboração e aplicação dos instrumentos de pesquisa de campo e sistematização e análise dos resultados. Os dados e as informações obtidas demonstram que o Parque conta com um potencial notável para o turismo, em especial o ecoturismo e geoturismo, porém, precisa-se de que sejam desenvolvidas ações de gestão territorial, com o intuito de subsidiar o ordenamento do uso turístico no local.

Biografia do Autor

Márcio Balbino Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Membro do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGe/UFRN. Pós-Graduação em Ciências Ambientais pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP e Graduado em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Geógrafo-Pesquisador do Terra - Grupo de Pesquisa Urbana, Rural e Ambiental da UEPB/CNPq.

Downloads

Publicado

14.06.2012

Como Citar

Cavalcante, M. B. (2012). POLÍTICAS DE TURISMO EM ÁREAS PROTEGIDAS: O CASO DO PARQUE ESTADUAL DA PEDRA DA BOCA (ARARUNA/PB). Revista De Geografia, 29(2), 203–217. Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/228926

Edição

Seção

Artigo Científico