UTILIZAÇÃO DA FOTOCOMPARAÇÃO NA REABILITAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS POR EROSÃO, A PARTIR DE UMA ESTAÇÃO EXPERIMENTAL, UBERLÂNDIA – MG
Resumen
As estações experimentais vêm utilizando diversos métodos no estudo sobre o entendimento da dinâmica da natureza, dentre elas, a fotocomparação que constitui uma importante técnica no acompanhamento do desenvolvimento da vegetação, imprescindível nos trabalhos de reabilitação de áreas degradadas por erosão. A estação experimental em análise possui duas parcelas com 10 m2 cada, uma com Solo Exposto (SE) e outra com Geotêxteis e Gramíneas (SG). Este trabalho tem como objetivo avaliar as taxas de desenvolvimento da cobertura vegetal na parcela com geotêxteis, através da utilização de fotografias horizontais do mesmo ponto e o tratamento dessas fotografias através da classificação supervisionada. Como resultado dessa técnica foram obtidas dezessetes fotografias horizontais do mesmo ponto. O menor intervalo de crescimento da cobertura vegetal foi observado no início da germinação das sementes, atingindo uma taxa de ocupação de apenas 1,1%, no dia 04 de dezembro de 2006 da superfície, após duas semanas do plantio. Isso ocorreu devido às características das gramíneas utilizadas, que necessita deste período para germinar. A maior taxa de cobertura vegetal foi observada entre os dias 03 e 08 de fevereiro de 2006, ocupando cerca de 30,7% da área e subindo para 47,1% em menos de uma semana.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.