EFEITOS DA ASSOCIAÇÃO DE EVENTOS DE ENOS e ODP SOBRE O ESTADO DO CEARÁ
Resumen
A região metropolitana de Fortaleza e região do Cariri cearense, no Estado do Ceará, situam-se no nordeste do Brasil (NEB), que, por sua vez, é conhecido por apresentar em alguns anos secas severas ou chuvas excessivas, as quais têm sido relacionadas aos padrões anômalos de grande escala da circulação atmosférica global associados ao fenômeno El Niño-Oscilação Sul e em algumas vezes, a Oscilação Decadal do Pacífico. O objetivo principal desse trabalho, com caráter inédito para a região, é verificar como a junção desses eventos climáticos pode influenciar na variabilidade pluviométrica das regiões metropolitana de Fortaleza (RMF) e do Cariri (RC), consideradas as duas principais regiões do Estado do Ceará. Na junção de ENOS e ODP, a região metropolitana de Fortaleza segue os padrões já estabelecidos por Gershunov e Barnett (1998), não observado para o Cariri. Deste modo, no Estado do Ceará, regiões distintas como no sul do Estado (Cariri) e no litoral (Fortaleza) apresentam diferentes efeitos da junção de ENOS e ODP.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.