INFLUÊNCIA DA EXPANSÃO URBANA EM RECIFE (PE) NO FLUXO DE CALOR SENSÍVEL ATRAVÉS DE IMAGENS DIGITAIS DO TM LANDSAT 5
Abstract
O fluxo de calor sensível (H) é um importante componente do balanço de energia e tem grande relevância em estudos de clima urbano, podendo ser determinante nas áreas susceptíveis ao aquecimento da temperatura do ar e desconforto térmico, subsidiando informações para planejamento urbano e monitoramento de variáveis ambientais. O trabalho em tela objetivou-se analisar a influência da superfície urbana no fluxo de calor sensível H, através do algoritmo SEBAL (Surface Energy Balance Algorithm for Land) na cidade do Recife. Destarte, obteve-se, a estimativa do fluxo de calor sensível mediante imagens multiespectrais do Mapeador Temático do satélite Landsat 5, referente as datas 2000, 2006, 2007, 2010 e 2011. Os resultados encontrados elucidaram para as imagens em estudo, os maiores valores no dossel urbano com estimações acima de 350 Wm-2 em todas as cenas analisadas, e os menores destacaram-se nas áreas com predomínio de vegetação e superfícies líquidas apresentando valores menores de 250 W-2. Observou-se que as mudanças ocorridas no uso do solo ao longo dos anos na cidade do Recife, exerceram influência entre as trocas dos fluxos energéticos e por conseguinte, criam áreas de desconforto térmico e susceptível ao fenômeno das ilhas de calor.Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.