A NATUREZA E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO: O EXEMPLO DO NO ENTORNO DA MATA DE SANTA GENEBRA, CAMPINAS (SP), BRASIL

Autores/as

  • Antonio Carlos Vitte Unicamp
  • Mariana Ferreira Cisotto Prefeitura Municipal de Campinas

Resumen

A partir do estudo da formação histórica e da urbanização diferenciada do distrito de Barão Geraldo, no município de Campinas - São Paulo - Brasil, foi possível apontar as características da dinamização do mercado imobiliário nas proximidades de um bem natural tombado. A relevância na análise desse sítio se dá, pois nele localiza-se o maior patrimônio natural tombado do município de Campinas, a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Mata de Santa Genebra. Objetivou-se a compreensão de algumas das razões pelas quais, nos últimos anos, o verde se tornou um elemento valorizado pelo mercado imobiliário no distrito de Barão Geraldo e entender quais os motivos para esse interesse repentino do mercado imobiliário em manter ou criar áreas verdes nas cidades. A expansão do mercado de lotes urbanos, em cuja origem estava o parcelamento de áreas ainda rurais, de chácaras e sítios do entorno da cidade, em grande medida, acabou sendo organizada como um grande negócio por empreendedores imobiliários, que passam a investir em empreendimentos próximos de áreas verdes, possivelmente por sua raridade, e por isso tem alto valor sendo acessível apenas para os estratos sociais com níveis socioeconômicos mais elevados. Os especuladores imobiliários, escolhendo locais de fácil acesso e onde a terra fosse mais barata, principalmente junto às melhores rodovias, passaram a comercializar o sol, o verde, o canto dos passarinhos, os esportes e, nas últimas décadas, a segurança, cercando-os de muros e guardas. Pelo acompanhamento da dinamização do mercado por propagandas de empreendimentos, pode-se perceber que o foco na região do distrito de Barão Geraldo e especificamente nas proximidades da Mata de Santa Genebra é justamente o mercado verde.

Biografía del autor/a

Antonio Carlos Vitte, Unicamp

Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia; Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências da Terra,  Insituto de Geociências, Unicamp.

Mariana Ferreira Cisotto, Prefeitura Municipal de Campinas

Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Unicamp. Prefeitura Municipal de Campinas.

Publicado

2014-12-21

Cómo citar

Vitte, A. C., & Cisotto, M. F. (2014). A NATUREZA E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO: O EXEMPLO DO NO ENTORNO DA MATA DE SANTA GENEBRA, CAMPINAS (SP), BRASIL. Revista De Geografia, 31(3), 211–229. Recuperado a partir de https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229148