RITMO CLIMÁTICO E GEOGRAFIA DA SAÚDE
Resumen
O artigo apresenta a relevância dos conceitos de Clima Urbano e de Ritmo Climático para pesquisas em Geografia da Saúde a partir de três estudos de caso. O primeiro destaca exemplos de estudos feitos em climas urbanos de diferentes locais em que os referenciais foram aplicados, mostrando a relação entre o ritmo climático e efeitos temporais à saúde da população. Ilustra com o caso de internações hospitalares de idosos por doenças circulatórias em região da cidade de São Paulo, que segue um ritmo temporal relacionado a elementos do clima. O segundo caso descreve resultados de pesquisa realizada na cidade de Araraquara, de porte médio, no estado de São Paulo, em que elementos climáticos, como temperatura, precipitação, umidade e vento tiveram papel importante no desencadear de epidemias de dengue. O terceiro caso estudado é o da relação entre o ritmo climático e a proliferação de algas cianofíceas na represa Guarapiranga, responsável pelo abastecimento de até 50% da população paulistana. A proliferação de algas é causada pelos poluentes despejados na represa, que levam à sua eutrofização. No entanto, fatores climáticos têm um papel no desencadeamento e na intensidade das florações, que, em longo, prazo, podem estar relacionadas à maior incidência de câncer do aparelho digestivo.Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.