IMPORTÂNCIA DO LEVANTAMENTO EXPEDITO DO USO DA TERRA E COBERTURA VEGETAL NAS DINÂMICAS DAS PAISAGENS DE PARTE DOS MUNICÍPIOS DE MARABÁ PAULISTA-SP E PRESIDENTE EPITÁCIO-SP
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229352Resumen
No âmbito geográfico e das transformações aceleradas das paisagens urbanas e rurais têm-se os estudos que abordam e enfatizam a interpenetração das dinâmicas da sociedade e da natureza. Nesse sentido, o objetivo principal do presente artigo foi analisar a importância do levantamento expedito do uso da terra e cobertura vegetal nas dinâmicas das paisagens de parte dos municípios de Marabá Paulista-SP e Presidente Epitácio-SP. Para tal, foi elaborado o mapa de uso da terra e cobertura vegetal na escala 1:50.000 utilizando imagens de satélite ALOS/AVNIR-2, o qual subsidiou trabalhos de campo, em que quatro pontos representativos de amostragem foram caracterizados. De modo geral, a área de trabalho apresentou setores com matas ciliares e reflorestadas, solo exposto para posterior plantio de cana de açúcar, atividade canavieira e, principalmente, gramínea para pastagem. Tais classes, em interação com os demais aspectos que compõem as paisagens, refletem-se em meios estáveis, integrades e fortemente instáveis. Enfim, o trabalho pode contribuir ao orientar a implantação de medidas conservacionistas nos meios estáveis e técnicas de recuperação de áreas degradadas nos meios fortemente instáveis. Em relação aos meios intergrades, recomenda-se, a princípio, analisar o balanço pedogênese/morfogênese para, posteriormente, indicar quais práticas (conservação ou recuperação) poderão ser utilizadas.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.