ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO TERRITORIAL DOS EMPREENDIMENTOS COM EIAs/RIMAs NO ESTADO DA PARAÍBA NOS ANOS DE 2003 A 2014
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229401Resumen
O Estudo de Impacto Ambiental e o seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) estão previstos na legislação ambiental brasileira objetivando subsidiar o licenciamento ambiental de empreendimentos públicos e privados com significativo poder de degradação ambiental. Para a ciência geográfica é fundamental fazer uma análise regional/territorial de como essas atividades econômicas buscam as suas áreas de atuação e exercem influência na organização e na dinâmica territorial do território paraibano, afetando os componentes dos meios físico, biológico e antrópico, consumindo e produzindo espaços. Este trabalho realiza uma abordagem geográfica dos EIAs/RIMAs no estado da Paraíba, analisando a distribuição geográfica dos empreendimentos que demandaram apresentar o EIA/RIMA, entre os anos de 2003 a 2014. Trata-se de uma pesquisa descritiva documental, cujo objeto de estudo foram os EIAs/RIMAs para fins de licenciamento ambiental, que foram levantados junto ao setor de documentação do órgão estadual de meio ambiente da Paraíba. A partir da caracterização dos empreendimentos, constata-se que as regiões de maior desenvolvimento econômico e de maior densidade demográfica apresentaram o maior número de empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental com EIA/RIMA, o que evidencia a prática da seletividade espacial na produção de novos espaços.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.