O PAPEL DA PROXIMIDADE GEOGRÁFICA PARA A INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA

Autores/as

  • Renato Garcia USP
  • Veneziano Castro Araújo
  • Suelene Mascarini
  • Emerson Gomes dos Santos

Resumen

Este trabalho tem como objetivo principal investigar o papel da proximidade geográfica para o fomento das interações universidade-empresa no Brasil, a partir de um exame das interações registradas no Diretório dos Grupos de Pesquisa da base Lattes do CNPq, entre os grupos de pesquisa da universidade e as empresas. O principal argumento do trabalho é que a proximidade geográfica pode fomentar as interações universidade-empresa, uma vez que é capaz de criar canais específicos de comunicação, o que facilita o intercâmbio de informações e o compartilhamento do conhecimento e estimula as formas de relacionamento entre a pesquisa acadêmica na universidade e as atividades inovativas das empresas. Os resultados da análise mostram que parcela significativa das interações universidade-empresa ocorre no mesmo espaço geográfico. A presença de grupos de pesquisa acadêmica na região, a localização de atividades inovativas nas empresas e a diversificação da estrutura produtiva local foram fatores estimulam as interações universidade-empresa. Por fim, foram identificados efeitos espaciais importantes nas relações entre os grupos de pesquisa e as empresas, especialmente em níveis de desagregação geográfica mais elevados.

Publicado

2017-11-30

Cómo citar

Garcia, R., Araújo, V. C., Mascarini, S., & Santos, E. G. dos. (2017). O PAPEL DA PROXIMIDADE GEOGRÁFICA PARA A INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA. Revista De Geografia, 28(3), 242–264. Recuperado a partir de https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/231102