MEDOS E MUROS EM CASA FORTE: TOPOFOBIAS DO RECIFE
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.234425Resumen
O medo generaliza-se no imaginário e na forma urbana, reproduzindo um quadro de insegurança coletiva, comas “casas fortes” se multiplicando pela cidade. No Recife, o emanar de “edifícios-claustros”, ruas privatizadas,
mansões e condomínios fechados, tecnicamente fortificados por guaritas, muros altos, cercas, espelhos e câmeras
de vigilância, parece associar-se com espaços analogicamente opostos, estigmatizados como lugares do
medo/insegurança. São recortes topofóbicos da cidade materializados em ruas escuras, becos, terrenos baldios,
casas abandonadas, morros e comunidades pobres existentes à beira de rios. Situado na Zona Norte do Recife, o
bairro de Casa Forte externa em sua paisagem e no sentimento dos seus moradores mais abastados essa realidade
paradoxal, com muros materiais e imateriais erguidos à todo momento, intensificando estigmas, medos e
estranhamentos. As dimensões concretas e simbólicas desta geografia do medo serão esmiuçadas, tomando como
análise os temores e claustros de Casa Forte, aqui apreendido como um “bairrofobia”.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.