Temporalidades científicas e técnicas no brasil: uma análise espacial do impacto da política nacional de ciência, tecnologia e inovação em saúde e seu fomento à pesquisa em rede
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2020.237352Palabras clave:
espaço geográfico, política nacional de ciência, tecnologia e inovação em saúde, pesquisa em redeResumen
O presente trabalho tem por objetivo proporcionar reflexão acerca da importância da compreensão do espaço geográfico também como resultado de temporalidades científicas e técnicas, utilizando como base analítica a atuação da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PNCTIS) e seu fomento à pesquisa em rede. Nesse percurso, utilizou-se o estado de Pernambuco como recorte espacial referencial em relação ao Brasil. Utilizou-se a área de Farmácia como recorte de área da Saúde a ser analisada e o período de 2005 a 2010 como recorte temporal. Metodologicamente, foram selecionados dados referentes a editais, grupos de pesquisa, projetos aprovados no Brasil como base material para análise do impacto da referida política pública e consequente compreensão das temporalidades espaciais existentes no Brasil. Os dados apresentados sugerem que há pouca compreensão das temporalidades geográficas brasileiras na atuação de políticas públicas como a PNCTIS, o que contribui para a manutenção dos desníveis científicos e tecnológicos do país e consequente reprodução de velhas disparidades.
Citas
BARROS, N. C. de. (2003) Ensaio sobre renovações recentes na geografia humana. Mercator, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 7-18.
BRASIL. (2004) 2ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Ciência, Tecnologia, Inovação em Saúde (PNCTIS). (2008) 2. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde. In: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Politica_Portugues.pdf
CASTELLS, M. (2005) A Sociedade em Rede: do Conhecimento à Política. In:CASTELLS, M.; CARDOSO, G.(Org.). A sociedade em rede: do conhecimento à ação política. Imprensa Nacional de Portugal. p. 17-30
CASTELLS, M. A sociedade em rede -A era da informação: economia, sociedade e cultura. Vol. 1. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra.
CORRÊA, R. L. (1995) Espaço: um conceito chave na geografia. In: CASTRO, I. E. de.; GOMES, P. C. da C.; CORRÊA, R. L. (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
FREIRE, G. (1987) Homens, engenharias e rumos sociais. Rio de Janeiro: Record
FREY, K. (2003) Desenvolvimento sustentável local na sociedade em rede: o potencial das novas tecnologias de informação e comunicação. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, n. 21, p. 165-185.
GUIMARÃES. R. (2004) Bases para uma política nacional de ciência, tecnologia e inovação em saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 375-387.
HORNING, K. H. (1992) Le temps de la technique et le quotidien du temps. Paris.
LEFEBVRE, H. (1976) Espacio y política: El derecho a la ciudad, II. Barcelona: Ediciones Península
MASSEY, D. (2008) Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
MOREIRA, R. (2012) Geografia e práxis: a presença do espaço na teoria e nas práticas geográficas. São Paulo: Contexto.
MOREIRA, R. (2010) O pensamento geográfico brasileiro. Vol. 3: as matrizes brasileiras. São Paulo: Contexto.
OLIVEIRA, A. B. (2014) A importância do espaço geográfico na construção e funcionamento de redes científicas na área de farmácia em Pernambuco fomentadas pela Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PNCTIS). 346 f. Tese (Doutorado em Geografia) -Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
PIMENTEL NETO, J. G. (2008) Desarticulação entre a base de C&T e a oferta de serviços de atenção à saúde: A "imaturidade" do sistema setorial de inovação em saúde no estado de Pernambuco. 155 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) -Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
SANTOS, M. (2006) A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. 2. reimpr. São Paulo: EDUSP.
SANTOS, M. (2008) Espaço e método. 5. ed. São Paulo: EDUSP.
SANTOS, M. & SILVEIRA, M. L.O (2011) Brasil: Território e sociedade no início do século XXI. 15ª Edição. Rio de Janeiro: Record.
SOJA, E. W. (1993) Geografias pós-modernas: a reafirmação do espaço na teoria social crítica. Rio de Janeiro: Zahar.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Allison Bezerra Oliveira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.