Mapa de análise climática de cidades de pequeno e médio portes no contexto do pantanal mato-grossense
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2020.241315Resumen
As cidades brasileiras crescem com pouco ou nenhum planejamento urbano, e quando o mesmo está presente, geralmente as questões relativas ao clima não são consideradas, principalmente em cidades de pequeno e médio porte. Diante disso, é proposta a elaboração do Mapa de Análise Climática de Cáceres, Mato Grosso, que passou pela reformulação de seu Plano Diretor recentemente. Para tal, foram estudadas as alterações climáticas ao longo dos anos e a influência do espaço construído nos microclimas urbanos da cidade, com dados meteorológicos oficias e transectos móveis. A metodologia utilizada se mostrou adequada, demonstrando que a temperatura e velocidade média dos ventos vêm aumentando ao longo dos anos e, a umidade relativa do ar, diminuindo. Possibilitou ainda a identificação das áreas mais comprometidas da cidade com relação ao clima, bem como as áreas verdes e reservas a serem preservadas. Dessa forma, foi possível traçar diretrizes gerais, que visam à mitigação dos efeitos nocivos identificados, como a criação de parques, arborização viária e controle de adensamento em áreas específicas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 João Carlos Machado Sanches, Renata Mansuelo Alves Domingos, Ana Carolina Vicentim Batista Ribeiro, Gisele Carignani

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.