O pensamento geográfico e a forma do mundo
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2021.244400Palabras clave:
Heliocentrismo, Terra plana, Pensamento GeográficoResumen
Este artigo é resultado da reflexão em torno da teoria da terra plana e o pensamento geográfico. Essa teoria ocorre como um fenômeno e vem se difundindo no Brasil por meio da internet desde 2015. As contradições decorrentes de tal tema são inúmeras e normalmente não repercutem no reduto acadêmico. No entanto, torna-se necessário avaliar os fundamentos da questão à luz da geografia, uma vez que são análogos à sua base investigativa “o que é o mundo”? Para isso, a discussão foi situada no encalço geográfico balanceando o heliocentrismo diante do geocentrismo, situando o método geográfico e problematizando-o em relação ao empirismo.
Citas
BAUAB, F. A geografia geral (1650) de Bernhardus Varenius: a modernidade da obra. Revista RA ́E GA 23 O Espaço Geográfico em Análise, Curitiba, v.23, p. 191 – 220, 2011.
BRITO, A. de Jesus and SCHUBRING, G. Varenius e o conhecimento matemático do século XVII. Revista Ciência & Educação, Bauru, v. 15, n. 1, p. 139-153, 2009.
BRITO, T. Humboldt entre a filosofia da natureza e a ciência moderna. Revista Soc. & Nat, Uberlândia, v. 27, n2, p. 195 – 207, 2015.
CHIBENI, S. S. Aspectos da Descrição Fisica da Realidade. Campinas, UNICAMP Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência, 1997. 208 p.
FERNANDEZ-ARMESTO, F. Os Desbravadores, Companhia das letras. 2009. 183 p.
GALILEI, Galileu. Diálogo Sobre os Dois Máximos de Sistemas do Mundo Ptolomaico e Copernicano. São Paulo: Editora 34, 2011. 888 p.
HAWKING, E. O Universo Numa Casca de Noz. Reino Unido: Bantam Spectra. 2001. 224p.
NGOLD, T. Estar Vivo Ensaios Sobre Movimento, Conhecimento e Descrição.Petrópolis: Vozes. 2015. 392 p.
KIMBLE, George H. T. A Geografia na Idade Média. São Paulo: Imprensa oficial, 2005. 345p.
KUHN, T. S. A revolução Copernicana. Rio de Janeiro: edições 70. 1975. 312 p.
LOURENÇO, Claudiney. Paisagem no Kosmos de Humboldt: um diálogo entre a abstração e sensibilidade. Tese (Doutorado em Geografia). 2003 – FFLCH/USP, São Paulo, 2003.
MORAES, A. C. R. d. A Gênese da Geografia Moderna. São Paulo: Hucitec Annablume. 2002. 202p.
MORRIS, R. Uma Breve História do Infinito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 1998. 229 p. REALE, Giovanni. ANTISERI, Dario. História da filosofia: do Humanismo a Kant volume 2. São Paulo: Paulus, 2007. 950 p
VITTE, A. A reforma Teológica, Benhart Varenious e a constituição da ciência geográfica Revista Geografares, Vitória, n.14. p.84 – 106, junho 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Vitor Bessa Zacche

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.