OS AGLOMERADOS DE MICRO E PEQUENAS INDÚSTRIAS DE CONFECÇÕES DO AGRESTE/PE: UM ESPAÇO CONSTRUÍDO NA LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA
Résumé
O presente trabalho se propõe a analisar como vem ocorrendo o desenvolvimento dos aglomerados de micro e pequenas indústrias de confecções do Agreste/PE, a partir das relações sócio-espaciais. Os aglomerados surgiram como alternativa de sobrevivência da população agrestina, por causa, principalmente, da crise agrícola da cotonicultura e das dificuldades de produzir outros produtos, já que a região possui faixas muito secas, sendo inapropriadas para o plantio, pois fazem parte do semi-árido nordestino. Esta atividade deu origem à sulanca, corruptela das palavras: sul e helanca, designando produtos de vestiário confeccionados com malhas vindas do sul do país. Estes artigos populares passaram a ser vendidos nas feiras locais e depois atingiu mercados de todo o país, movimentando em torno de dois bilhões ao ano, na região. Atualmente, gera emprego e renda para milhares de famílias. No entanto, possui alguns dos piores índices educacionais do Estado de Pernambuco e vem provocando problemas ambientais gravíssimos, por causa das lavanderias. As relações de trabalho também tem sido precarizadas, por conta da informalidade e da produção flexível. Por isso, faremos uma análise sobre estas relações sócio-espaciais, enfatizando a necessidade de políticas públicas planejadas, no intuito de garantir melhoria na qualidade de vida destes habitantes.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.