A REVISÃO DOS LIMITES ENTRE OLINDA E PAULISTA (PE) IMPULSIONADA PELA REIVINDICAÇÃO DE INDIVÍDUOS AO ACESSO A BENS E SERVIÇOS
Résumé
Olinda e Paulista são dois municípios pernambucanos localizados na Região Metropolitana do Recife (RMR) e situados ao norte do município-núcleo. Com o processo histórico de fragmentação do território olindense, observa-se a emancipação do Paulista, cuja área foi daí desmembrada, ainda nas primeiras décadas do século XX. Em tempos atuais, o crescimento populacional nesses territórios tem estimulado o aparecimento de questões ligadas aos limites municipais promovendo uma articulação entre as Prefeituras e órgãos estadual e federal, a fim de atender às reivindicações de moradores localizados nessas áreas de limites “indefinidos”. Este trabalho visa refletir acerca do processo de revisão do limite intermunicipal entre Olinda e Paulista (PE) impulsionado pela reivindicação de indivíduos na melhoria dos meios de consumo coletivo de suas “comunidades”.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.