ECOLOGIA DOS BREJOS DE ALTITUDE DO AGRESTE PERNAMBUCANO
Résumé
Os estudos que caracterizam e classificam formações vegetais dos brejos de altitude do nordeste do Brasil não identificam nem espacializam os brejos de Pernambuco de forma precisa. No agreste e no sertão pernambucano existem brejos que apresentam características semelhantes, entretanto, no agreste também é possível encontrar brejos que se diferenciam daqueles encontrados no sertão do estado. Este estudo objetivou identificar, caracterizar e georreferenciar os brejos de altitude na zona do agreste pernambucano. Para este estudo, foram selecionados os brejos caracterizados como um oásis de vegetação perenifólia no meio da caatinga caducifólia. As áreas de altitudes elevadas com cobertura vegetal florestal úmida foram confrontadas, com o uso do geoprocessamento, para a caracterização dos brejos. Sete áreas de brejos de altitude foram identificadas como elementos orográficos isolados. As áreas identificadas apresentam características bastante similares entre si quanto às condições de clima, cobertura vegetal, solos e topografia. A comparação com outros brejos de altitude descritos no agreste pernambucano não garante a existência de uma vegetação diferente entre eles. A cobertura vegetal é bastante similar, porém com espécies próprias em áreas de brejos isolados, indicando que a proporção de espécies endêmicas nos brejos de altitude isolados pode estar correlacionada com a geografia do estado.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.