POSSIBILIDADES DE GARANTIA DO DIREITO À MORADIA: A EXPERIÊNCIA DA OCUPAÇÃO JOSUÉ DE CASTRO – ENTRE AS DIFICULDADES E A ESPERANÇA DA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO TERRITÓRIO!
Résumé
O objetivo principal deste artigo é instigar uma reflexão sobre possibilidades concretas de efetivação da garantia do droît à la ville pelas práticas dos movimentos socioespaciais urbanos atuais que lutam por uma moradia digna, no contexto histórico-geográfico contemporâneo; o que será feito através da análise da experiência de moradores pobres que ocuparam, em setembro de 2008, um terreno privado que não estava cumprindo com a função social, segundo o que regulamenta o Estatuto da Cidade. Do ponto de vista metodológico, primeiro, indicamos o que estamos enxergando de diferente no movimento socioespacial considerado; segundo, apresentamos a experiência da ocupação Josué de Castro; terceiro, apontamos alguns impasses e desafios à construção de um novo território; quarto e último, recolocamos o papel de assessoria de instituições públicas neste processo, a exemplo do MSEU-UFPE, na dinâmica daquela ocupação onde, não obstante as tantas dificuldades enfrentadas no cotidiano, ainda existem sentimentos de esperança e confiança na construção de um espaço efetivamente novo.
Palavras-chave: Direito à moradia, Movimentos socioespaciais, Território, Ocupação Josué de Castro.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.