RECONHECIMENTO ARQUEOLÓGICO NA REGIÃO DO CATIMBAU: PROSPECÇÃO, GEOPROCESSAMENTO E ESTRATIGRAFIAS NO CONTEXTO ARQUEOLÓGICO
Résumé
Este artigo apresenta a articulação de áreas do conhecimento visando um objetivo comum: uma discussão que envolve ocupação humana antiga. Desta forma, parte-se de uma conceituação teórica e metodológica, para assim, caracterizar o objeto de estudo, formular questionamentos e hipóteses e esboçar alguns resultados preliminares decorrentes da pesquisa de doutorado em Geografia em curso. De acordo com a proposta de interpretação dos processos de evolução e formação das paisagens associadas ao contexto arqueológico, na escala de tempo onde se insere a ocupação humana, torna-se imprescindível as etapas de reconhecimento e prospecção dos locais de ocupação arqueológica – sítios arqueológicos, e integrá-los a uma base referenciada geograficamente. Outro dimensionamento é fundamental: observar as dinâmicas ambientais que se sucederam ao longo dos séculos, partindo da análise da condição dinâmica das paisagens naturais, especialmente, aquelas ocupadas por grupos humanos. A análise dos vestígios arqueológicos estará inevitavelmente associada às atividades que envolvem processos de uso e ocupação ambiental e sócio-cultural dos grupos do passado. Ao final, enquanto resultado preliminar apresenta-se uma proposta de categorização dos sítios arqueológicos, associada à concentração dos vestígios culturais e ao potencial da paisagem próxima ao local do sítio, como locais de ocupação, acampamento, sepultamento e atribuições de referências a estas paisagens.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© André Luiz Proença 2021

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.