A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO NA PRAÇA MARECHAL DEODORO DA FONSECA (PRAÇA DA BANDEIRA), EM TERESINA-PI
Résumé
A globalização e o capitalismo proporcionam às áreas urbanas e rurais uma reestruturação espacial modificando padrões sócio-econômicos. As cidades, em especial, tiveram uma rápida modernização, advinda, principalmente, da expansão demográfica e industrial. A produção do espaço sócio-econômico dá-se por inúmeros fatores, dentre eles a centralização, descentralização, coesão, segregação e rugosidades. Cada fator com sua especificidade ajudam a preservar e recriar áreas econômicas importantes dentro de uma cidade. Na Praça Marechal Deodoro da Fonseca (Praça da Bandeira) localizada na área central da cidade de Teresina-PI, são constatados vários processos ocupacionais que compõe o seu entorno, determinando a produção do espaço urbano e sócio-econômico. O objetivo do desenvolvimento dessa pesquisa foi identificar quais fatores espaciais produzem o espaço urbano na Praça da Bandeira. Metodologicamente foi utilizada pesquisa bibliográfica, trabalho de campo, além de observações. Dentro do espaço urbano produzido na área analisada, foram identificados processos de centralização produzidos, principalmente, pelos meios de transportes; foi identificado também um processo de coesão, representado pela diversidade de produtos nos comércios, os quais dispõem para venda desde roupas a materiais de construção; um outro processo que se faz importante citar, são as rugosidades, pois novos arranjos foram erguidos no entorno da praça. Contudo, é necessário ressaltar que a praça e o seu contorno sofrem com a ocupação desorganizada gerada pela dinâmica local.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.