A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO NA PRAÇA MARECHAL DEODORO DA FONSECA (PRAÇA DA BANDEIRA), EM TERESINA-PI

Auteurs-es

  • Francilio dos Santos de Amorim Instituto de Educação Superior do Brasil - IESB
  • Keylon de Oliveira Sousa Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Teresa Cristina Ferreira da Silva Universidade Federal do Piauí - UFPI

Résumé

A globalização e o capitalismo proporcionam às áreas urbanas e rurais uma reestruturação espacial modificando padrões sócio-econômicos. As cidades, em especial, tiveram uma rápida modernização, advinda, principalmente, da expansão demográfica e industrial. A produção do espaço sócio-econômico dá-se por inúmeros fatores, dentre eles a centralização, descentralização, coesão, segregação e rugosidades. Cada fator com sua especificidade ajudam a preservar e recriar áreas econômicas importantes dentro de uma cidade. Na Praça Marechal Deodoro da Fonseca (Praça da Bandeira) localizada na área central da cidade de Teresina-PI, são constatados vários processos ocupacionais que compõe o seu entorno, determinando a produção do espaço urbano e sócio-econômico. O objetivo do desenvolvimento dessa pesquisa foi identificar quais fatores espaciais produzem o espaço urbano na Praça da Bandeira. Metodologicamente foi utilizada pesquisa bibliográfica, trabalho de campo, além de observações. Dentro do espaço urbano produzido na área analisada, foram identificados processos de centralização produzidos, principalmente, pelos meios de transportes; foi identificado também um processo de coesão, representado pela diversidade de produtos nos comércios, os quais dispõem para venda desde roupas a materiais de construção; um outro processo que se faz importante citar, são as rugosidades, pois novos arranjos foram erguidos no entorno da praça. Contudo, é necessário ressaltar que a praça e o seu contorno sofrem com a ocupação desorganizada gerada pela dinâmica local.

Bibliographies de l'auteur-e

Francilio dos Santos de Amorim, Instituto de Educação Superior do Brasil - IESB

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI (2004-2007); Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2004-2010); Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Montenegro - FAM (2008-2008); Especialista em Gestão Ambiental e Ecoturismo pela Faculdade Montenegro - FAM (2008-2009). Tem experiência nas áreas de Meio Ambiente, Geografia Urbana e Educação, com ênfase em Meio Ambiente, com publicações de trabalhos completos e resumos sobre esta temática em anais de eventos. Atualmente, tem vínculo empregatício com a Sociedade Universitária para o Desenvolvimento Educacional Brasileira S/S - SUNDEB, setor acadêmico. Faz parte do corpo docente, como professor colaborador, do Instituto de Educação Superior do Brasil (IESB) e Faculdades Montenegro (FAM).

Keylon de Oliveira Sousa, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Licenciado em Geografia, pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI.

Teresa Cristina Ferreira da Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, graduação em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2005). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física. Ministra disciplinas geográficas no Ensino Superior, Ensino Médio e Técnico. Atua principalmente nos seguintes temas: Cartografia Temática, Geografia Escolar, Geografia linguagens e práticas docentes, Geomorfologia e Geografia e Meio Ambiente.

Téléchargements

Publié-e

2011-07-25

Comment citer

de Amorim, F. dos S., Sousa, K. de O., & Silva, T. C. F. da. (2011). A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO NA PRAÇA MARECHAL DEODORO DA FONSECA (PRAÇA DA BANDEIRA), EM TERESINA-PI. Revista De Geografia, 28(1), 73–81. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/228929