CONSUMO VERSUS CULTURA: A VAQUEJADA UTILIZADA COMO INSTRUMENTO PARA A REPRODUÇÃO DO CAPITAL EM MACAÍBA-RN

Auteurs-es

  • Gilnara Karla Nicolau da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Résumé

Alguns geógrafos analisando o consumo do/no espaço têm procurado explicar como e por que a economia, a cultura, o simbólico e o material se encontram, demonstrando como os complexos significados e expressões do consumo, por sua vez, conectados a outros espaços e escalas, contribuem criticamente, no entendimento da relação entre a sociedade e o espaço (MANSVELT, 2005). É importante fazermos esta análise, pois, estes aspectos nos ajudam a compreender como o consumo penetra no espaço e na vida das pessoas, as quais as mais abastadas são seus principais agentes, consumindo além de suas necessidades. Assim sendo, o capitalismo e, consequentemente, o consumo, estão intrinsecamente ligados ao processo de massificação cultural, tendo em vista a multiplicidade de objetos criados no espaço, os quais são divulgados por meio da informação. Neste contexto, foi pela tecnologia da comunicação que surgiu a cultura de massa ou Indústria Cultural, sobrepondo-se à cultura popular, transformando-se em um produto industrial, sendo a mesma elaborada pelos veículos midiáticos, os quais estão intrinsecamente ligados ao capital industrial e financeiro.  Diante do exposto, o presente artigo tem como objetivo analisar o processo de massificação cultural da vaquejada, pois, notamos que com a influência do modo de produção capitalista neste evento, ocorreram grandes mudanças na sua forma, função e estrutura, como também na sua organização, transformando toda uma cultura, sem levar em consideração o significado desta festa secular para o estado do Rio Grande do Norte e, principalmente, para o município de Macaíba. 

Biographie de l'auteur-e

Gilnara Karla Nicolau da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Graduanda do Curso de Bacharelado em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Mestranda do Curso de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Téléchargements

Publié-e

2014-09-01

Comment citer

Nicolau da Silva, G. K. (2014). CONSUMO VERSUS CULTURA: A VAQUEJADA UTILIZADA COMO INSTRUMENTO PARA A REPRODUÇÃO DO CAPITAL EM MACAÍBA-RN. Revista De Geografia, 31(3), 61–81. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229030

Numéro

Rubrique

Artigo Científico