ÍNDICE DE VEGETAÇÃO E TEMPERATURA DA SUPERFÍCIE NO ECÓTONO ILHA DO BANANAL POR SENSORIAMENTO REMOTO

Auteurs-es

  • Ana Claudia Villar Luna Gusmão UFRPE
  • Bernardo Barbosa da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Suzana Maria Gico Lima Montenegro
  • Josiclêda Domiciano Galvíncio
  • Leidjane Maria Maciel de Oliveira

Résumé

O sensoriamento remoto é uma ferramenta utilizada em muitas áreas em todo globo terrestre possibilitando a realização de diagnósticos de alterações ambientais que venham a ocorrer em áreas de difícil acesso com base no monitoramento de diferentes parâmetros biofísicos. Neste sentido, o presente estudo teve por objetivo a determinação do albedo, do Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (IVDN) e da Temperatura da Superfície (Ts) por meio de imagens geradas pelo sensor Thematic Mapper (TM) do satélite Landsat 5, na Ilha do Bananal – TO. Para o estudo foram utilizadas quatro imagens TM das seguintes datas: 03 de junho, 21 de julho, 06 de agosto e 22 de agosto de 2005. Detectaram-se grandes alterações nos locais desmatados em relação a locais com vegetações nativas. Nas áreas com ocupação humana o albedo e a temperatura da superfície aumentaram e houve diminuição no IVDN. Constatou-se, assim, a influência e importância da vegetação nativa no clima local.

Biographie de l'auteur-e

Bernardo Barbosa da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1994), Pós-doutorado na Universidade do Arizona, Estados Unidos (1996-1997), graduação (1979) e mestrado (1985) em Meteorologia (UFPB). Atualmente é professor Visitante da UFPE e já atuou como vice-presidente da Sociedade Brasileira de Agrometeorologia (1994-1995) e da Sociedade Brasileira de Meteorologia (2007-2008). Publicou mais de 60 artigos em periódicos especializados (nacionais e internacionais), publicou 2 livros técnicos e participou de vários eventos no Brasil e exterior. Concluiu a orientação de 22 teses de doutorado, 35 dissertações de mestrado e 5 trabalhos de iniciação científica. É consultor da FINEP, CNPq, FAPESP e participa em projetos de pesquisa com instituições nacionais e internacionais. Atua Meteorologia Aplicada, Hidrometeorologia e Geografia Física, com ênfase em Necessidades Hídricas de Culturas Irrigadas, Balanços de Radiação e Energia por Sensoriamento Remoto. É Editor da Seção de Agrometeorologia da Revista Brasileira de Meteorologia. Tem atuado nos Programas de Pós-graduação em Meteorologia da UFCG, Recursos Hídricos e Geografia da UFPE. Tem ministrado disciplinas de Instrumentação Ambiental, Sensoriamento Remoto, Climatologia Estatística e Meteorologia Básica.

Téléchargements

Comment citer

Luna Gusmão, A. C. V., Silva, B. B. da, Montenegro, S. M. G. L., Galvíncio, J. D., & de Oliveira, L. M. M. (2014). ÍNDICE DE VEGETAÇÃO E TEMPERATURA DA SUPERFÍCIE NO ECÓTONO ILHA DO BANANAL POR SENSORIAMENTO REMOTO. Revista De Geografia, 30(3), 209–225. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229114

Numéro

Rubrique

Artigo Científico