A COPA DO MUNDO DE 2014 E O TERMINAL MARÍTIMO DE PASSAGEIROS: transformações socioespaciais no Grande Mucuripe (Fortaleza – Ceará).

Auteurs-es

  • Alexandre Queiroz Pereira Universidade Federal do Ceará
  • Gabriela Bento Cunha Universidade Federal do Ceará

Résumé

A realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil e a escolha da cidade de Fortaleza como subsede do evento promoveu intervenções dentro da sua malha urbana. As transformações buscavam atender as exigências da FIFA e abrigavam obras em diversas vertentes, como mobilidade urbana e infraestrutura, o caso do Terminal Marítimo de Passageiros no Porto do Mucuripe. O principal objetivo deste artigo é analisar o processo de instalação desse equipamento e seus desdobramentos de ordem turística e socioespacial. Marcado por um ambiente de contradições e interesses imobiliários, o Mucuripe tem o seu espaço modificado em atendimento ao megaevento, incrementando novas funções urbanas no bairro. Diferentemente dos processos iniciais ainda nos anos 1960, a especulação imobiliária e a crescente verticalização da área geram um contraste com a ocupação de outrora.

Biographie de l'auteur-e

Alexandre Queiroz Pereira, Universidade Federal do Ceará

Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, exerce a função de professor Adjunto-A no Departamento de Geografia da UFC. É, também, pesquisador do Observatório das Metrópoles - Nucleo Fortaleza, compondo o Laboratório de Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Ceará. Foi professor do IFCE de 2008 a 2013, quando tornou-se bolsista do Programa de Apoio a Produtividade em Pesquisa da instituição. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana. São temas correntes em seus escritos: metrópole, região metropolitana, planejamento em geografia, espaço litorâneo, turismo, vilegiatura marítima e cidades no semiárido.

Téléchargements

Publié-e

2016-03-30

Comment citer

Pereira, A. Q., & Cunha, G. B. (2016). A COPA DO MUNDO DE 2014 E O TERMINAL MARÍTIMO DE PASSAGEIROS: transformações socioespaciais no Grande Mucuripe (Fortaleza – Ceará). Revista De Geografia, 33(1). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229183

Numéro

Rubrique

Artigo Científico