Caracterização de extremos anuais de precipitação para o estado de Sergipe
DOI :
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229232Résumé
O agravamento das mudanças climáticas nos últimos anos tem propiciado numa maior ocorrência na quantidade dos eventos extremos, motivados por alterações no tempo e o clima global. Neste trabalho avaliaram-se os máximos anuais de precipitação e o índice de anomalia de chuva (IAC) por três estações pluviométricas do estado de Sergipe para o período de 1993 a 2015, a fim de caracterizar o padrão dos extremos via distribuição GEV (percentil 95) e a variabilidade anual entre anos secos / chuvosos. Verificou-se que os parâmetros de localização e de escala da distribuição GEV foram similares entre as estações utilizadas, entre 49,52mm e 60,95mm, e entre 19,70mm e 22,83mm, respectivamente. Já o parâmetro de forma, as estações de Aracaju e Itabaianinha se ajustam a uma distribuição Fréchet, enquanto a estação de Propriá se ajusta a uma Weibull negativa. Os períodos de retorno previstos apontaram que chuvas acima de 150 mm (Aracaju) e entre 100-120 mm (Itabaianinha e Propriá) para os próximos 5-10 anos. Os valores de IAC foram negativos em ano subsequente a ocorrência de El Niño, no entanto, no La Niña de intensidade moderada ocorrido em 2011, no ano de 2012 registrou o maior IAC negativo do período de estudo.
Palavras-chave: Índice de Anomalia de Chuva, Distribuição GEV, Aracaju
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.