ANÁLISE RÍTMICA APLICADA AO ESTUDO DA QUALIDADE DO AR EM REGIÕES METROPOLITANAS.
Resumo
Há quatro décadas o estudo do clima urbano foi sistematizado no Brasil por Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro. No interior desta sistematização, a qualidade do ar corresponde a uma das dimensões analíticas que compõem uma abordagem simultaneamente dinâmica e de síntese. Baseados nestas premissas teóricas, na noção de clima como sucessão habitual de tipos de tempo e na técnica de análise rítmica, oferecemos uma proposta metodológica para o estudo da poluição do ar por veículos automotores em zonas metropolitanas. Além dos resultados apresentados para o caso que serve de exemplo na Região Metropolitana de São Paulo, cremos ser esta uma atividade de potencial pedagógico orientada aos recém e futuros geógrafos para exercitar uma visão vinculante, processual e sintética aplicada ao entendimento de eventos complexos, tais como episódios de elevada poluição do ar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.