A CARTOGRAFIA TEMÁTICA COMO SUBSÍDIO PARA O PLANEJAMENTO AMBIENTAL: CIDADE GAÚCHA, PARANÁ
DOI :
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229320Résumé
Este estudo teve por objetivo utilizar, principalmente, a Cartografia Temática para verificar a relação dos atributos do meio físico com o planejamento ambiental nas áreas urbana e periurbana do município de Cidade Gaúcha, Paraná. Os procedimentos metodológicos que foram adaptados para a área de estudo incluíram três etapas: A revisão bibliográfica e o levantamento dos atributos do meio físico (clima, substrato rochoso, relevo, solos, rede de drenagem e vegetação); a segunda etapa realizada no gabinete consistiu na elaboração dos produtos cartográficos e análise do material obtido; a terceira envolveu os trabalhos de campo. Os resultados mostraram que os produtos cartográficos (gráficos, perfis e cartas temáticas) dos atributos climáticos, aliados com as cartas clinográfica, a morfopedológica, a de uso da terra do ano de 2014, junto ao modelo digital de terreno e os perfis geoecológicos apresentaram a dinâmica do meio físico e a importância desses atributos para o planejamento ambiental. No entanto, percebeu-se que nem sempre esses dados cartográficos básicos que auxiliam na elaboração das cartas temáticas são existentes nos municípios brasileiros ou estão disponíveis em escalas compatíveis para subsidiar o planejamento ambiental e a gestão do território para uma interação equilibrada.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.