POTENCIAIS CONFLITOS PELO USO DA ÁGUA NA REGIÃO HIDROGRÁFICA 2 NO ESTADO DE SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229372Resumen
Os usos múltiplos dos recursos hídricos provocam dentro das bacias hidrográficas disputas pela água tanto em quantidade quanto em qualidade. Buscando fornecer subsídios para auxiliar em uma gestão integrada e compartilhada dos recursos hídricos, o objetivo deste estudo foi identificar os potenciais conflitos pelo uso da água no âmbito da Região hidrográfica do meio oeste do Estado de Santa Catarina (RH2). Foram aplicados 21 questionários aos membros do Comitê de bacias. Os principais conflitos identificados estão relacionados à atividade agroindustrial mostrando-se mais efetivos em períodos críticos de estiagem. Um fator agravante para a resolução dos conflitos é o fato de os instrumentos de gestão ainda não estarem implantados na RH2. As informações obtidas nesta pesquisa servirão de subsídio para a gestão dos recursos hídricos nesta região hidrográfica, buscando solucionar cada conflito de maneira descentralizada e participativa através da aplicação a legislação.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.