VARIABILIDADE SAZONAL E INTRA-ANUAL DA RECICLAGEM DE VAPOR D’ÁGUA NO BRASIL
Résumé
Nesse trabalho foram analisados os campos do fluxo de vapor d’água, evapotranspiração, precipitação e reciclagem de vapor d’água durante o período de 1958 a 1998 para analisar a variabilidade sazonal e intra-anual da reciclagem de vapor d’água sobre o Brasil. Os resultados revelaram que o Nordeste comportou-se como sumidouro de vapor d’água na atmosfera durante novembro a junho, enquanto o Sudeste comportou-se como sumidouro de outubro a março, e o Norte durante todo o ano. Observaram-se também reciclagens de vapor d’água relativamente pequenas sobre o Norte e Nordeste do Brasil, e os maiores valores no Sudeste, evidenciando que os alísios de sudeste e nordeste que atingem o Norte e Nordeste do Brasil são os maiores responsáveis pelo aporte de umidade na atmosfera da região, no entanto, também ficou evidente que parte desta umidade sobre o Nordeste que não é transformada em chuva contribui para a precipitação da porção oriental da área Norte, de maneira que a contribuição da flora e hidrografia da Amazônia para a precipitação aumenta em direção oeste. Ao longo do ano, observou-se que a reciclagem apresenta maiores valores no verão do Nordeste e Sudeste, enquanto no Norte, os maiores valores ocorreram durante a primavera.Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.