EFEITOS MORFOLÓGICOS NAS BARREIRAS COSTEIRAS DO LITORAL CENTRO-NORTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: RESULTADOS DO EVENTO DE TEMPESTADE DE ABRIL DE 2010
Résumé
Em Abril de 2010 o litoral fluminense foi severamente afetado por uma ressaca excepcional. Ondulações acima de três metros geradas ao largo da costa incidiram preferencialmente de sudeste, alterando regionalmente a borda oceânica das barreiras costeiras entre Cabo Frio e Macaé. A partir de avaliações de perfis topográficos os resultados mostraram que a parte norte de todos os arcos foi a mais afetada. Em função das características geomorfológicas das barreiras as alterações, porém foram diferentes. Nos arcos de Praia entre o Cabo Búzios e o Cabo Frio, onde as barreiras costeiras estão associadas a dunas frontais notou-se de forma predominante erosão na base das dunas. No Cabo Búzios, onde as praias são encaixadas e expostas a diferentes direções de ondas, as praias voltadas para o quadrante sul foram mais afetadas com erosão na base das dunas e recuo da escarpa erosiva. Na borda voltada para o quadrante norte as praias não sofreram alterações e alguns arcos sofreram sedimentação. No litoral entre Rio das Ostras e Macaé os resultados mostraram forte recuo da escarpa erosiva e dissecação de lagunas no reverso da barreira.Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Eduardo Manuel da Rosa Bulhões, Guilherme Borges Fernandez, Thais Baptista da Rocha 2021

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.