REGIME DE FLUXO E ALTERAÇÕES HIDROLÓGICAS NO RIO TIBAGI-BACIA DO RIO PARANAPANEMA / ALTO PARANÁ
Résumé
O fluxo do rio é compreendido como parte integrante de um sistema hidrológico. Esse regime pode ser analisado pela variabilidade de vazões mínimas, médias e máximas. Contudo, a variabilidade espacial e temporal natural do seu regime, somado às alterações antrópicas sobre os sistemas fluviais, dificultam os relacionamentos entre as variáveis componentes. Neste estudo foi avaliada a variabilidade hidrológica interanual do rio Tibagi, por meio dos dados da série histórica de 11 estações fluviométricas existentes na sua bacia. Destas estações foram selecionados dois postos fluviométricos representativos da bacia, os postos Uvaia (64444000) e Jataizinho (64507000), englobando trechos do alto e baixo curso do rio, respectivamente. Para estes postos foi aplicada uma classificação das vazões anuais, divididas em cinco classes: muito úmida, úmida, média, seca e muito seca com base no método da Condição Hídrica da bacia hidrográfica (CHid). Os resultados demonstraram que a bacia do rio Tibagi sofreu um aumento dos débitos após a década de 1970, sendo identificada uma concentração de anos com vazões baixas (classe seca) no período anterior. Observou-se também que o aumento das vazões associa-se não apenas ao aumento de precipitações na bacia, mas também às alterações no uso do solo.Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.