RECENTES VARIAÇÕES CLIMÁTICAS NO NORDESTE DO BRASIL COM ÊNFASE A PRECIPITAÇÃO: RELAÇÕES COM O ENOS, DIPOLO DE TEMPERATURA DA SUPERFÍCIE DO MAR NO ATLÂNTICO TROPICAL E A OSCILAÇÃO DECADAL DO PACÍFICO
Résumé
Recentes variações de precipitação e temperatura no Nordeste do Brasil (NEB) são investigadas entre os períodos de 1974/1990 e 1991/2005. Foram usadas séries de precipitação diária observada em pontos de grade sobre o NEB e dados mensais de precipitação e temperatura do ar das re-análises do National Center for Environment Predicition (NCEP) – National Center for Atmospheric Research (NCAR) para o período 1974/2005. Os resultados com os dados de re-análises mostraram uma diminuição nos totais anuais de precipitação (com magnitudes entre 250 mm a 300 mm) entre os dois períodos de estudo. Na temperatura média anual foi observado um aumento em torno de 0,4ºC sobre o NEB no período de 1991-2005 comparado ao período de 1974-1990. As análises com os dados interpolados de precipitação observados sobre o NEB foram consistentes com a diminuição de chuva no NEB, porém com uma magnitude um pouco inferior da ordem 100 a 150 mm. Análises complementares sugeriram que a diminuição da precipitação no NEB esteve associada ao ciclo El Niño-Oscilação Sul (ENOS) e o dipolo de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Atlântico tropical do que possíveis efeitos antropogênicos, embora que para este último o estudo não se fez análises mais detalhadas a este respeito.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.