IDÉIAS-EIXO E TAMBÉM AS FORA-DE-EIXO: considerações sobre desenvolvimento territorial

Autores/as

  • Nilo Américo Rodrigues Lima de Almeida UFPE

Resumen

RESUMO

Ao considerar o território brasileiro como uma obra não acabada, este artigo se insere neste debate com a perspectiva do espaço banal, espaço de todos. O território é visto por meio da relação entre população e recursos e sob o tema do desenvolvimento territorial, mobilizando política e cultura, idéias-eixo e as fora-de-eixo. O princípio da conexão geográfica é revisitado como paradigma, pelo modo espacial de existência e pela teoria da formação territorial como mediação geográfica da economia política e da ecologia política. Outra dimensão é a perspectiva política do território, tendo o homem como escala e medida geográfica irredutível. Objetiva-se desnaturalizar perspectivas de desenvolvimento analisando eixos territoriais aplicados no território, vistos nas representações e discursos de organização do espaço. Considera-se o processo epistemológico e ontológico de revalorização do espaço geográfico na teoria social não enquadrada e transformadora.

 

Palavras-chave: ciência geográfica, ser-estar, desenvolvimento territorial, escalas geográficas, espaço multidimensional.

Biografía del autor/a

Nilo Américo Rodrigues Lima de Almeida, UFPE

Departamento de Ciências Geográficas

Área: Epistemologia da Geografia

Publicado

2012-10-12

Cómo citar

Lima de Almeida, N. A. R. (2012). IDÉIAS-EIXO E TAMBÉM AS FORA-DE-EIXO: considerações sobre desenvolvimento territorial. Revista De Geografia, 29(2), 34–62. Recuperado a partir de https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229042