ANÁLISE GEOAMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE URUÇUÍ – PI
Résumé
Alterações no equilíbrio do ciclo hidrológico devido à urbanização são preocupações mundiais que envolvem tanto os aspectos do sistema natural quanto os do sistema estrutural responsável pelo crescimento urbano. Observa-se que é crescente a preocupação que diversas áreas têm para essas questões, no sentido de entender a dinâmica da transformação ambiental inserida no processo de urbanização das cidades e propor melhorias para estes problemas. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo analisar o processo de degradação socioambiental identificando os impactos ambientais causados pela ocupação desordenada do solo urbano no município de Uruçuí/Piauí. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo durante o mês de outubro 2012. Verificou-se que ainda é grande o número de moradias irregulares na região da periferia de Uruçuí e que isto reflete diretamente no aumento substancial da degradação ambiental. Essas modificações são decorrentes das formas irregulares de uso e ocupação do solo como desmatamentos indiscriminados, queimadas, acúmulo de lixo, poluição hídrica superficial, assoreamento, ocupações desordenadas no sítio urbano, e também nas áreas próximas as encostas da Chapada que apresentam riscos de deslizamentos e desmoronamentos. Essas alterações contribuem negativamente para a transformação dessa paisagem, causado sérios problemas ambientais, que direta ou indiretamente afetam a população. Nesse sentido, buscou-se realizar uma análise ambiental objetivando detectar seus impactos e limitações ambientais, bem como propor alternativas de uso sustentável. Para isso faz-se necessário a adoção de políticas públicas que subsidiem a expansão urbana ordenada, como forma de garantir a sustentabilidade.Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.