CONDICIONANTES SOCIOAMBIENTAIS E CULTURAIS DA FORMAÇÃO DO CRAJUBAR, AGLOMERADO URBANO-REGIONAL DO CARIRI CEARENSE
Résumé
O aglomerado urbano que se formou no extremo sul do território cearense começou a ganhar expressão regional na década de 1960. O Crajubar, conforme sugere a construção do vocábulo, é fruto de um histórico processo de integração territorial das vizinhas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Esse conjunto está situado a cerca de 600 km de duas metrópoles regionais nordestinas, Fortaleza e Recife. Colocar em pauta o Crajubar exige imergir na história e geografia da chamada região do Cariri cearense, procurando-se levar em conta uma realidade historicamente prenhe de dinamismo social e político. Como fitar o presente sem levar em conta aspectos e atributos sociopolíticos e territoriais da formação desse espaço urbano-regional? Atualmente, com uma população de 445.698 habitantes, segundo estimativas do IBGE (2013), o Crajubar representa a segunda maior aglomeração urbana do Ceará. O adensamento demográfico, o incremento dos investimentos públicos e privados neste aglomerado urbano, especialmente na terra do Padre Cícero, reforçam a hegemonia regional do Crajubar. Tal fato, aliás, constituiu o mote principal dos discursos oficiais que justificam a promoção desse conjunto urbano-regional à condição de aglomerado metropolitano. Além do fenômeno urbano-metropolitano contemporâneo, outros fatores, em especial o ambiental e o cultural, foram igualmente importantes para a emergência do processo de integração territorial urbana do Crajubar, ao longo dos últimos três séculos. O esforço de recuperação da memória regional desse recorte territorial nos escritos de importantes intelectuais nos parece fundamental para compreender o processo de formação do Crajubar. É uma forma de contribuir no debate da dimensão urbana e regional do aglomerado urbano do Cariri Cearense. Para viabilizar esse estudo, procedeu-se a partir de pesquisa documental, ao trabalho de análise de textos escritos nos séculos XIX e XX, que ajudam na discussão da historiografia e geografia regional.Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.