Análise dos eventos de chuva extrema e seus impactos em Fortaleza-CE, de 2004 a janeiro de 2015
DOI :
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229197Résumé
O presente trabalho objetiva fazer uma análise acerca dos eventos de chuva extrema que ocorrem em Fortaleza. Entender o ritmo climático na capital citada se torna imperativo posto o elevado índice de áreas de risco, onde a população se encontra, muitas vezes, despreparada para lidar com eventos climáticos atípicos. Nesse sentido, fez-se uma análise dos anos de 2004 a janeiro de 2015 com o intuito de identificar a quantidade de eventos climáticos extremos, considerando as chuvas acima de 60mm/24h como já causadoras de impactos negativos sobre o ambiente urbano (ZANELLA, 2006; ZANELLA, SALES e ABREU, 2009; GONÇALVES, 2011). Foram utilizados dados da estação meteorológica do PICI que é mantida pela FUNCEME, imagens de satélite do CPTEC/INPE, Cartas sinóticas da Marinha do Brasil e reportagens e imagens veiculadas pela mídia local. Apesar de ter sido feita uma análise ao longo desses dez anos, foi enfocado neste trabalho o último evento extremo da série histórica, devido sua proporção a nível de perdas materiais e sua baixa intensidade pluviométrica. Espera-se que os estudos envolvendo essa temática sirvam como subsídio à gestão municipal quanto à prevenção de perdas materiais e até mesmo humanas em caso de eventos extremos.Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.