Evolução da arborização de acompanhamento viário em cinco bairros de Recife-PE
DOI :
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229198Résumé
O objetivo deste estudo foi avaliar a evolução da arborização de calçadas de cinco bairros de Recife – PE (Casa Forte, Cordeiro, Boa Viagem, Boa Vista e Jardim São Paulo), comparando os resultados com aqueles obtidos em 1985. Para isso, foram reavaliadas cinco unidades amostrais do inventário da vegetação arbórea realizado em 1985, observando aspectos quantitativos e qualitativos. Foi observada redução na quantidade total de árvores, evidenciada em Boa Viagem, Cordeiro e Casa Forte, enquanto Jardim São Paulo e Boa Vista receberam novos plantios. Houve aumento do número de espécies, mas se manteve forte concentração da abundância em poucas espécies. Senna siamea e Licania tomentosa mantiveram-se como as espécies mais abundantes, mas tiveram importância reduzida, Filicium decipiens passou a ter maior participação na arborização enquanto Prosopis juliflora e Delonix regia tiveram sua abundância fortemente diminuída. Aspectos problemáticos como árvores plantadas sob fiação, danos devido às podas e presença de raízes superficiais aumentaram no período, assim como a abundância de Ficus benjamina. A arborização de Recife não teve avanços perceptíveis no período de 1985 a 2014 e, sob a maioria dos aspectos, mostrou-se quantitativa e qualitativamente mais deficiente.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.