O bem viver, mais do que uma alternativa ao desenvolvimento, uma forma de vida.

Auteurs

  • Fredy Páez

Résumé

O processo de consolidação do modelo de desenvolvimento neoliberal teve seu momento concluinte no começo da década dos noventa, numa fase de abertura econômica e crescente liberalização comercial que coincidiu, casualmente, com a criação da Constituição de 1991. Assim, a Constituição de 1991, apesar do seu alto conteúdo social, constituiu a oportunidade política cujo objetivo principal era instaurar um modelo de Estado Neoliberal sujeito ao sistema de regulamentação do mercado mundial através de políticas de ajuste estrutural e acordos comerciais internacionais para os quais a privatização e a flexibilização do trabalho, eram uns dos pilares fundamentais. O modelo de desenvolvimento somado à ausência de políticas públicas, trouxe consigo o aumento da problemática agroalimentar no campo, a violência, o abandono e o deslocamento permanente de camponeses para as cidades.

Por sua parte, as organizações camponesas, indígenas e afro vêm propondo alternativas ao modelo de desenvolvimento a partir das territorialidades que se vêm consolidando ao longo do território nacional sobre a base do respeito à natureza, o acesso à propriedade coletiva da terra, a soberania alimentar, a interculturalidade, a economia solidária e o reconhecimento dos direitos dos camponeses.

Biographie de l'auteur

Fredy Páez

Abogado, Profesor universitario e investigador. Vínculado a la Red de investigadores sobre temas agrarios praticularmente sobre Zonas de Reserva Campesina, derechos de los campesinos, soberanía alimentaria y economia campesina.

Téléchargements

Publiée

2015-08-23

Comment citer

Páez, F. (2015). O bem viver, mais do que uma alternativa ao desenvolvimento, uma forma de vida. Revista De Geografia, 32(2). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229203

Numéro

Rubrique

Artigo Científico