VARIAÇÕES DO RITMO CLIMÁTICO NO PIEMONTE ITALIANO: REFLEXOS NO VALE DE SUSA (NEVE E TURISMO) E NO "TERROIR" DO BAROLO (PRODUÇÃO VITIVINÍCOLA)
Résumé
O Vale de Susa foi escolhido pela riqueza de dados nivométricos disponíveis e com boa distribuição geográfica. Foram considerados os valores da espessura do manto nevoso e, quando possível, da altura da neve fresca, registrados pela Arpa Piemonte, bem como os da presença de turistas em hotéis e demais instalações turísticas, fornecidos pela Provincia di Torino, no período 1990-2005. Tendo em vista que no Vale de Susa alternam-se tipos de tempo favoráveis e desfavoráveis à prática do esqui de neve, foram considerados dois invernos consecutivos e contrastantes que serviram para aprofundar o conhecimento da variabilidade em jogo, ligada ao clima e ao turismo (FRATIANNI; ZAVATTINI, 2011; FRATIANNI; ZAVATTINI, 2007). Além disso, foram analisados dados climáticos diários de 12 estações meteorológicas localizadas na área de cultivação de videiras Nebbiolo ("terroir" do Barolo) e arredores. Foram analisados, também, os principais limites climáticos que interferem no desenvolvimento fenológico da uva recorrendo, inclusive, ao estudo do ritmo climático, que permitiu determinar as características favoráveis e desfavoráveis à viticultura. O estudo dos tipos de tempo, desenvolvido graças à análise de cartas isobáricas diárias, revelou-se extremamente útil à compreensão da diferença da qualidade entre safras vitivinícolas subsequentes (FRATIANNI; ZAVATTINI, 2009; FRATIANNI; ZAVATTINI, 2006).Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.