Centralidade urbano-regional da pecuária de Araguaína-TO: a capital do boi gordo?

Auteurs

  • Roberto Antero da Silva Uiversidade Federal do Tocantins (UFT). Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI :

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229285

Résumé

O artigo discute a centralidade urbano-regional de Araguaína, cidade média da Amazônia brasileira, mediadora de acumulação da pecuária capitalista, e que recebe o cognome de capital do boi gordo. Concentra em seu espaço urbano empresas multinacionais e nacionais que controlam o beneficiamento e a comercialização da produção regional, e, nas principais avenidas corredores se especializam na distribuição de bens e serviços de apoio a pecuária, caracterizando a cidade como expressão desta atividade econômica. A metodologia operacional utilizada combina fontes bibliográficas, dados socioeconômicos e pesquisa direta. Aborda-se de maneira particular sobre uso do espaço urbano pela pecuária, destacando como esta atividade econômica atribui o perfil do que é a cidade propriamente dita, inclusive no clichê que se cria em relação a ela. 

Biographie de l'auteur

Roberto Antero da Silva, Uiversidade Federal do Tocantins (UFT). Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professor Assistente II da Universidade Federal do Tocantins, doutorando em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Téléchargements

Publiée

2017-08-15

Comment citer

Silva, R. A. da. (2017). Centralidade urbano-regional da pecuária de Araguaína-TO: a capital do boi gordo?. Revista De Geografia, 34(2). https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229285

Numéro

Rubrique

Artigo Científico