AVALIAÇÃO DA VULNERABILIDADE DOS SOLOS À EROSÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS – SP

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.230496

Résumé

A análise das paisagens em seu contexto geográfico local e regional, tanto quanto os estudos das estruturas tipicamente urbanas ecológicas são essenciais para o estabelecimento de formas de crescimento compatíveis com as metas de desenvolvimento sustentável. O objetivo deste trabalho consiste em analisar o potencial a erosão da paisagem do município de São Carlos (SP), utilizando técnicas de geoprocessamento junto e o índice de potencial a erosão. Foram utilizados Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) para mapear o uso e cobertura da terra, a declividade e pedologia, os quais deram suporte para aplicação do Índice de potencial a erosão, juntamente com os dados de precipitação do município de 1961 a 2017. A análise do potencial a erosão identificou principalmente valores baixos e médios. As características ambientais de São Carlos contribuem para seu estado de vulnerabilidade que é potencializada principalmente pelas características econômicas ligadas as atividades agrícolas existentes na região.

Bibliographies de l'auteur-e

Diego Peruchi Trevisan, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Gestão e Análise Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (2013) com ênfase em Planejamento Ambiental e mestrado em Ciências Ambientais (2015) pela Universidade Federal de São Carlos com ênfase em Planejamento Ambiental e Sensoriamento Remoto. Atualmente é aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Carlos com ênfase em Planejamento Urbano e Sensoriamento Remoto.

Luiz Eduardo Moschini, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Araraquara (2003), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2005) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Ecologia e Ciências Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento ambiental, ecologia da paisagem, sistemas de informações geográficas (SIGs), conservação da biodiversidade e gestão ambiental. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Conservação da Fauna (Mestrado Profissional)

Bruno Peruchi Trevisan, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Atualmente é professor de ensino Superior no Centro Paula Souza (FATEC-SJC) e aluno de doutorado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Possui graduação em Bacharelado em Física com ênfase em óptica e fotônica pela Universidade de São Paulo (2008) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2011)

Téléchargements

Publié-e

2018-05-12

Comment citer

Trevisan, D. P., Moschini, L. E., & Trevisan, B. P. (2018). AVALIAÇÃO DA VULNERABILIDADE DOS SOLOS À EROSÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS – SP. Revista De Geografia, 35(2), 354–370. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.230496

Numéro

Rubrique

Artigo Científico