Loteamentos urbanos e a renda da terra em Colatina-ES
DOI :
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2020.240774Mots-clés :
rendada terra; produção imobiliária; loteamentos urbanosRésumé
A compreensão das práticas dos agentes de produção do espaço urbano no Brasil, em especial, do setor imobiliário, é elemento essencial para a compreensão dos processos de expansão urbana e segregação socioespacial. O crescimento urbano horizontal se apresenta, como qualquer outra atividade produtiva que lida com a terra, como caminho encontrado para o capital adquirir lucros extraordinários. A discussão sobre a renda fundiária, mais especificamente da renda absoluta e de monopólio em Marx, é o ponto de partida teórico para este debate. A pesquisa empírica aborda os instrumentos de diferenciação e apropriação utilizados pelos promotores imobiliários nos loteamentos construídos na cidade de Colatina, estado do Espírito Santo, no período de 2005 a 2016. Por fim, a partir da premissa de que a cidade é produzida seguindo os interesses do capital, este se utiliza de estratégias de apropriação de condições espaciais de localização da cidade e da natureza para produzir lotes urbanos com preços de monopólio.
Références
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego -MTE. Relação anual de informações sociais -RAIS.Brasília: disponível em: http://trabalho.gov.br/rais, acessado em novembro de 2016
CAMPOS JÚNIOR, C. T. de. A formação da centralidade de Colatina. Vitória: IHGES, 2004.
COLATINA. Prefeitura Municipal. Parcelamento do solo urbano do município de Colatina.Lei Municipal nº 4.227/1996. Disponível em http://www.legislacaocompilada.com.br/colatina/Arquivo/Documents/legislacao/html/L42271996.html, acessado em 5 de janeiro de 2016
BOTTOMORE, T. Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
HARVEY, D. Cidades Rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
HARVEY, D. Los limites del capitalismoy la teoria marxista. Cidade do México: Fundo de Cultura Econômica, 1990.
HARVEY, D. Temas urbanos e regionais. o trabalho, o capital e o conflito de classes em torno do ambiente construído nas sociedades capitalistas avançadas.Disponível em: https://pt.scribd.com/document/.../TEXTO-Temas-Urbanos-e-Regionais-Harvey, acessado em 30 de novembro de 2016.
INSTITUTO JONES DOS SANTOS NEVES (IJSN). Espírito Santo em mapas. Vitória, 2011. Disponível em: www.ijsn.es.gov.br, acessado em novembro 2015
LEFEBVRE, H. Espaço e política. Belo Horizonte: Universtária/UFMG, 2008
LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001
MARX, K. O capital: crítica à economia política. 1ª Edição. Livro III: o processo global da produção capitalista; edição de Friedrich Engels. São Paulo: Boitempo, 2017.
PEREIRA, P. C. X. Espaço, técnica e construção.São Paulo: NOBEL, 1988.
SÃO BERNARDO. Grupo São Bernardo Saúde. Dados disponíveis em: <http://www.saobernardoaparthospital.com.br>, acessado em 21 de dezembro de 2016.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Leandro Camatta de Assis, Vivian Albani, Izabela Dolores Cebin Bassani, Rafael Santos da Luz Monteiro 2021

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.