Gestão e uso da água do poço comunitário do povoado de Várzea Grande em Várzea Nova – BA
DOI :
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2022.254089Mots-clés :
Várzea Grande, Gestão de água, Povoados, Água no semiárido.Résumé
A gestão e uso da água em regiões semiáridas são fatores importantes que podem assegurar a permanência das populações nessas regiões, quando bem distribuída e utilizada de forma adequada. No povoado de Várzea Grande, a água do poço comunitário é distribuída para os moradores de quatro povoados, Várzea Grande, Tanque Novo, Conceição e Umburaninhas, no entanto o sistema de distribuição tem gerado problemas, devido os beneficiários não terem acesso a água regularmente para atender as necessidades essenciais. Nesse sentido surgiu a necessidades desta investigação que objetiva analisar o processo de gestão e o uso da água do poço comunitário do povoado de Várzea Grande, realizado pelas famílias moradoras das comunidades de Várzea Grande, Tanque Novo, Conceição e Umburaninhas em Várzea Nova – BA. Para tanto desenvolvemos pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo, bem como entrevistas semi estruturadas com os moradores desses povoados, o responsável pela distribuição da água e o secretário de agricultura do município. A pesquisa é de caráter exploratório, de abordagem quali/quantitativa. O estudo aponta que a gestão da água é realizada de forma individualizada e a água é utilizada atualmente para diversos fins como uso doméstico e dessedentação animal, contudo, a água não chega para todos os consumidores nos dias determinados, levando então essa população a buscar alternativas de acesso a água para suprirem suas necessidades básicas, apontando para a precisão da implantação de um modelo de gestão participativo, que possa atender a demanda por água nas comunidades.
Références
AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS-ANA. Panorama do enquadramento dos corpos d’água do Brasil, e, Panorama da qualidade das águas subterrâneas no Brasil: cadernos de recursos hídricos 5. Cord. geral, João Gilberto Lotufo Conejo. Superintendência de Planejamento de Recursos Hídricos. Brasília-DF 2007. Disponível em: <http://portalpnqa.ana.gov.br/Publicacao/PANORAMA_DO_ENQUADRAMENTO.pdf> Acesso em: 1/09/2020.
ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DOS PRODUTORES DO POVOADO DE VÁRZEA GRANDE – ACPPVG. Várzea Nova – BA. Ata de Reunião da Assembleia Geral Extraordinária da Associação dos Produtores Rurais do Povoado de Várzea Grande. 2010. Livro nº 2, p. 68-75.
ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DOS PRODUTORES DO POVOADO DE VÁRZEA GRANDE. Várzea Nova – BA. Ata de Reunião da Assembleia Geral Extraordinária da Associação dos Produtores Rurais do Povoado de Várzea Grande. 2011. Livro nº 2, p. 76-78.
BRASIL. Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, DF, 1997. Disponível em: <http://www.mpf.mp.br/atuacao-tematica/ccr4/dados-da-atuacao/projetos/qualidade-da-agua/legislacao/leis-federais/lei-no-9-433-de-8-de-janeiro-de-1997/view> Acesso em: 05/12/2019.
CARVALHO, L. S.; MARTINS, T. M.; SILVA, M. A. O.; SANTOS, M. D. S.; SILVA, J. P. S.; SANTOS, J. A.; ARAÚJO, P. J. P. UTILIZAÇÃO DE ÁGUA SALOBRA PRODUZIDA POR POÇO ARTESIANO NA PLANTAÇÃO DE MILHO VERDE (ZEAMAYS). Cadernos de Graduação - Ciências Exatas e Tecnológicas Unit. Aracaju. v. 2. n.1. 2014, p. 45-54. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/cadernoexatas/article/view/895>Acesso em: 21/08/2020.
COSME, C. R.; DIAS, N. S.; MELO, M. R. S., OLIVEIRA, A. M. P.; SILVA, G. F.; MOURA, E. S. R. Avaliação da qualidade das águas de poços em comunidades e assentamentos rurais em Mossoró-RN.Acta Iguazu. Cascavel, v.7, n.2, 2018, p. 97-108.Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/16696>Acesso em: 21/08/2020.
MACHADO, A. V. M. et al. ACESSO AO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM COMUNIDADES RURAIS: o desafio de garantir os direitos humanos à água. XII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO. 2016a, p. 02-11. Disponível em: <https://www.inovarse.org/sites/default/files/T16_203.pdf> Acesso em: 12/01/2020.
MACHADO, A. V. M. et.al.Gestão Comunitária da Água como Alternativa para o Atendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o Abastecimento de Água no Brasil. XII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO. 2016b, p. 02-11. Disponível em: <http://www.inovarse.org/sites/default/files/T16_204.pdf> Acesso em: 12/01/2020.
MALVEZZI, Roberto. Semi-árido uma visão holística. Confea. Brasília, 2007. Disponível em: <http://www.agrisustentavel.com/doc/ebooks/semiarido.pdf> Acesso em: 27/05/2020.
PINEDA, G. Y. F. GESTÃO COMUNITÁRIA PARA ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM ÁREAS RURAIS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE EXPERIÊNCIAS NO BRASIL E NA NICARÁGUA. p. 223. 2013. Dissertação (mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte. 2013. Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9ADGPN/1/disser_gfajardo_version_final.pdf>Acesso em: 20/05/2020.
SEI. Estatísticas dos Municípios Baianos / Superintendênciade Estudos Econômicos e Sociais da Bahia. v. 4. n. 2, ISSN 1519-4124 – Salvador:
SEI, 2014. Disponível em: <https://www.sei.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2441&Itemid=284> Acesso em: 19/08/2020.
SERRANO, Judith Domínguez; grupo de Buena Gobernanza. HACIA UNA BUENAGOBERNANZA PARA LA GESTIÓN INTEGRADA DE LOS RECURSOS HÍDRICOS: documento temático de las américas. 2011. Disponível em: <http://www.oas.org/en/sedi/dsd/iwrm/past%20events/D7/6%20WWF-GOBERNANZA%20Final.pdf> Acesso em: 12/09/2020.
SILVA, Wend Rocha da; SILVA, Mérik Rocha; PIRES, Tatiani Botini. O USO SUSTENTÁVEL E A QUALIDADE DA ÁGUA NA PRODUÇÃO ANIMAL.REVISTA ELETRÔNICA NUTRITIME.ISSN 1983-9006 n. 5, 2014, p. 3617- 3636. Disponível em: <https://www.nutritime.com.br/arquivos_internos/artigos/ARTIGO266.pdf> Acesso em: 23/02/2021.
VASCONCELOS, Mickaelon Belchior. POÇOS PARA CAPTAÇÃO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS: REVISÃO DE CONCEITOS E PROPOSTA DE NOMENCLATURA; Águas Subterrâneas, n.1, 2015, p. 01-12. Disponível em: <https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/28288/18401> Acesso em: 12/01/2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.