Praia dos Carneiros no Instagram: dimensões estéticas e políticas
DOI :
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2024.264173Mots-clés :
Instagram, paisagens, estetização, Psicopolítica, praia dos CarneirosRésumé
O Instagram é um aplicativo de compartilhamento e exibição de imagens online, abrangendo tanto o consumo quanto a produção dessas imagens, podendo ser avaliado no contexto de uso estético da paisagem e da Psicopolítica Digital. Tal conceito desenvolvido pelo filósofo Byung-chul Han analisa as dinâmicas políticas que ocorrem no ambiente digital. Neste estudo, pretende-se investigar o uso estético e político dos discursos fotográficos de imagens da praia dos Carneiros, localizada no litoral sul de Pernambuco, que mostram os processos de estetização (uso da estética das paisagens para fins políticos), com a mercantilização e mobilização desses cenários por parte de certos usuários ligados ao turismo. Isso ocorre não apenas por meio de usuários específicos, mas também através de hashtags e publicações online que influenciam e visibilizam as formas de ver e consumir a praia. Vale salientar que os usuários se apropriam do espaço praiano e as imagens são instrumentalizadas pela corporação proprietária do Instagram, que captura subjetividades a seu favor. Isso demonstra como os comportamentos humanos são agenciados pelas tecnologias de informação e comunicação, moldando representações estéticas e geográficas do local e impulsionando o apelo turístico, bem como a disseminação das imagens pelos usuários dessa rede social.
Références
BALLESTEROS, María Belén. Postfotografía: Una mirada sobre la “nueva” fotografía a través de la plataforma Instagram. Tesina de Grado. Escuela de Comunicación Social. Facultad de Ciencia Política y Relaciones Internacionales. Universidad Nacional de Rosario. Rosário, 2020.
BERDOULAY, Vincent.; ENTRIKIN, J. Nicholas. Lugar e sujeito: Perspectivas teóricas. In: MARANDOLA, E.; HOLZER, W.; OLIVEIRA, L. Qual o espaço do lugar? Geografia, Epistemologia, Fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012.
BIANCHI, Ana Clara Magnago. Discurso fotográfico no Instagram: a cidade de Vitória sob o olhar de seus usuários. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Territorialidades) – Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2017.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
CARDOSO, Danilo dos Martinz. As redes sociais virtuais na formação da imagem turística da Praia de Flecheiras/CE. Dissertação (mestrado) — Universidade Federal do Ceará, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Fortaleza, 2018.
CONSULTORIA ZATAN. Diagnóstico de elaboração participativa do Zoneamento Ambiental e Territorial das Atividades Náuticas - ZATAN da região do estuário do Rio Formoso, na APA de Guadalupe, no litoral sul de Pernambuco. SEMAS: Recife, 2018.
COSGROVE, Denis. Em direção a uma Geografia Cultural radical: Problemas da Teoria. In: Revista Espaço e Cultura. Rio de Janeiro: UERJ, n. 5,pp. 5-29, 1998.
HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Trad. L. Machado. Petrópolis, RJ. Editora Vozes, 2018.
HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. 7ª Edição. Belo Horizonte: Editora Âyiné, 2020.
LIPOVETSKY, Gilles. SERROY, Jean. A Estetização do Mundo: viver na era do capitalismo artista. Tradução: Eduardo Brandão. 1ª ed. 2ª reimpr. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
LOPES, Leonardo. Como o Instagram mudou o comportamento na internet [13 de Dezembro de 2019]. Site do Blog Medium do LabJor - FAAP(Laboratório do curso de Jornalismo - Fundação Armando Alvares Penteado). Disponível em: https://medium.com/labjorfaap/como-o-instagram-mudou-o-comportamento-na-internet-882838bb4510. Acesso em: 19 de Dezembro de 2022.
MACIEL, Caio Augusto Amorim.; QUERINO, Jeovane da Silveira Fidelis. Representações das Paisagens e Demarcações Hidroterritoriais do Rio Timbó (PE) e suas Margens no Aplicativo Instagram. Revista de Geografia (Recife), v. 37, p. 113-131, 2020.
NATGEO. Welcometo Hong Kong’s ‘Instagram Pier’ [19 de Outubro de 2017]. Site do National Geographic. Disponível em: https://www.nationalgeographic.com/photography/article/welcome-to-hong-kongsinstagram-pier. Acesso em: 01 de Setembro de 2022.
QUERINO, Jeovane da Silveira Fidelis. Por uma Geografia Instagramável: As Representações e Concepções do Rio Timbó (PE) e suas Margens. 1. ed. Recife - PE: Amazon do Brasil - eBook Kindle - Publicação Independente, 2020.
QUERINO, Jeovane da Silveira Fidelis. A estetização das paisagens no Instagram: construção discursiva e apropriação simbólica da praia dos Carneiros e de Guadalupe (PE). 2023. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
SALAZAR, Manuela. Mundos-mosaicos: a estetização do cotidiano no Instagram. – Universidade Federal de Pernambuco, Dissertação (Mestrado), Centro de Artes e Comunicação. Comunicação, Recife, 2017.
SILVEIRA, Vanessa Rozan da. Corpos e beleza no Instagram: estetização em busca de likes. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
SPOSITO, Eliseu Savério.; SILVA, Késia Anastácio Alves da. O sujeito na geografia: uma proposta para se pensar o espaço por meio de diferentes prismas. Caminhos de Geografia. Uberlândia-MG v. 22, n. 82 ago./2021 p. 173–190
VAN DE DONK, Wim. LOADER, Brian D. NIXON, Paul G. RUCHT, Dieter. (eds.). Cyberprotest: New Media, Citizensand Social Movements. Didcot: Routledge, 2004.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Jeovane da Silveira Fidelis Querino, Caio Augusto Amorim Maciel 2024

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.